Manual do Colaborador da CHA RPG

Manual do Colaborador da CHA RPG
Sobre o envio dos textos
Todos os textos devem ser enviados para charpg@editoracha.com.br, anexados nos formatos .doc, .docx ou .rtf e nomeados como TITULODOTEXTO_NOMEDAPESSOAAUTORA. Além disso, o corpo do e-mail deve ter as seguintes informações:

Nome completo:

Nome artístico (opcional, pseudônimo ou abreviação/omissão de sobrenome para ser creditado):

CPF completo:

Chave PIX escolhida:

Seção do texto:

Breve resumo sobre o texto (até 200 palavras):

Seções e política de pagamento :
Ao enviar seu texto, tenha em mente o local dentro da CHA RPG que ele será publicado. Sendo assim, apresentamos cada editoria da revista e o que esperamos de um texto de cada uma dessas seções.

Todos os pagamentos são realizados via sistema PIX após a finalização da edição do texto por parte da equipe editorial. Como cada seção tem especificações únicas, existem valores diferentes para cada uma. Os valores de remuneração estão no final de cada editoria.

Resenha: Sabe de um filme, animação (desenho animado, anime etc.), série, livro, quadrinho, música etc. e acha que ele pode inspirar pessoas a contarem histórias alternativas? Fale sobre ele aqui. Não precisa ser o anime mais amado do momento ou o novo filme daquela franquia de super heróis que bateu tantos milhões apenas no primeiro final de semana nas bilheterias: basta ser uma boa história. Não queremos também uma resenha puramente técnica ou apenas um resumo da história, mas sim algo que traga informações, mas também reflexões e que responda duas grandes questões: Por que as pessoas devem conhecer/consumir essa mídia e como essa mídia pode ser usada, na prática, em uma mesa de RPG? Textos para essa coluna devem ter entre 1000 e 1500 palavras e recebem o valor de R$ 80.

Vale a Visita?: Imagine uma pessoa repórter que viaja pelo multiverso tanto do tempo como do espaço de qualquer história já contada ou escrita – incluindo nossa própria realidade – relatando às pessoas leitoras sobre lugares, suas maravilhas e respondendo sempre a grande questão: vale a pena a visita? Então não importa se é a escola daquele feiticeiro que vivia debaixo da escada dos seus primos metidos a intelectuais, uma estação espacial abandonada há muitos séculos ou até mesmo o sanatório da sua própria cidade. Textos para essa coluna devem ter em torno de 1000 palavras e recebem o valor de R$ 100.

Ciência Popular: Tem um mito, lenda ou narrativa folclórica bacana da sua região ou conhece algo bacana de algum lugar do mundo? O lugar deste texto é aqui. Não importa o local de origem. Se a história for documentada, interessante e inspiradora, existem grandes chances dela ser selecionada. Textos para essa coluna devem ter em torno de 450 palavras e recebem o valor de R$ 50.

Flash: Tem um conto parado no fundo da gaveta e quer ver ele publicado em uma revista? Quer romancear uma aventura que ocorreu na sua mesa? Contar a história sobre gnomos assassinos em busca de um conhecimento há muito esquecido? Exploradores espaciais tentando sobreviver enquanto esperam o resgate chegar? Todas essas histórias (e muito mais) entram aqui. Os textos devem ter entre 1000 e 1500 palavras e pessoas autoras selecionadas dessa categoria recebem o valor de R$ 100 pelo texto.

Aventura de Bolso: Tem uma aventura muito boa e quer compartilhar ela com o mundo? O importante é que seja agnóstica – ou seja, possa ser aplicada independente do sistema escolhido –, possa ser usada tanto como uma one shot como dentro de um arco narrativo e pelo menos traga uma nova visão sobre algum tropo consolidado do estilo de jogo. Não se preocupe com fichas e detalhes técnicos, mas sim em apresentar a história, o incidente motivador (o que fará as coisas começarem a andar), a agenda dos principais agentes envolvidos na narrativa e opções de desfecho para ela. Os textos devem ter aproximadamente 1000 palavras e recebem o valor de R$ 50.

99 Missões: Tem um chamado à aventura irresistível para pessoas aventureiras? Faça ela como se fosse um anúncio de jornal e ela pode aparecer nos nossos “classificados”. Lembre apenas de deixar claro qual é o estilo de aventura (velho oeste, espacial, medieval, futurista, cyberpunk etc). Cada missão deve ter entre 100 e 150 palavras e pessoas autoras selecionadas dessa categoria recebem o valor de R$ 15 por missão aceita.

Mundo, vasto mundo: Conhece alguma pessoa viva inspiradora que merece ser uma NPC nas mesas de RPG por aí? Conte sua história, jeitos e trejeitos, focando na sua essência narrativa para permitir que pessoas mestras a transliterem para suas mesas. Textos para essa coluna devem ter em torno de 450 palavras e recebem o valor de R$ 50.

Da História para estória: Conhece alguma pessoa inspiradora que já morreu e merece ser uma NPC nas mesas de RPG por aí? Conte sua história, jeitos e trejeitos, focando na sua essência narrativa para permitir que pessoas mestras a transliterem para suas mesas. Textos para essa coluna devem ter em torno de 450 palavras, com o valor de R$ 50. Lembre-se, no entanto, de separar a vida da pessoa do mito. Por exemplo, Conde Drácula, personagem do livro de Bram Stoker, é bem diferente de Vlad Draculea, nobre romeno cuja personagem é baseada. Outro exemplo: o Fantasma da Ópera do livro de Gaston Leroux tem apenas semelhanças com o verdadeiro Fantasma da Ópera, bailarino sem nome cujos ossos foram enterrados na Ópera de Paris após ser assassinado por um soldado.

GD 101: Tem algum conhecimento sobre criação de jogos, mecânicas, sistemas etc. e quer compartilhá-lo com o mundo? O lugar dele é aqui. Os textos devem em torno de 700 palavras, com o valor de R$ 100.

GM 101: Tem algum conhecimento sobre o papel da pessoa narradora? Alguma dica ou macete de como deixar a narração mais interessante para as pessoas jogadoras ou como deixar mais inesquecíveis as horas de RPG? O lugar dele é aqui. Os textos devem em torno de 700 palavras com o valor de R$ 100.

Outros: Tem algum texto que acredita que vale ser publicado na CHA RPG mas nenhuma das categorias acima parece encaixar muito bem com a temática ou estilo? Então ao enviar diga que ele encaixa na categoria Outros. Quem sabe não criamos uma categoria nova na revista dependendo da sua ideia/texto? Pense apenas em múltiplos de 350 palavras no seu texto. Valores para esses textos serão negociados caso a caso.

Ineditismo, exclusividade do texto e responsabilidade de direitos autorais e civil-criminal:
Todos os textos enviados para a CHA RPG devem ser inéditos, ou seja, não podem ter sido publicados em nenhum lugar, seja de modo virtual ou físico, antes de serem publicados pela CHA RPG. Caso o texto seja selecionado, a pessoa autora concorda em abrir mão dos direitos de exploração do texto pelo prazo de 180 dias (6 meses) a contar pela publicação do texto na CHA RPG. Terminado este período, a pessoa autora pode reproduzi-lo de modo virtual ou físico ou vendê-lo para outras publicações se assim desejar.

Qualquer infração de direitos autorais eventualmente não constatada na fase de seleção é de inteira responsabilidade da pessoa autora que encaminhou o texto ilícito, respondendo criminalmente e civilmente pelos atos. No ato do envio, cada pessoa autora declara formalmente ser a única proprietária dos direitos autorais sobre a obra inscrita e responsáveis civilmente e criminalmente por suas palavras. Caso o texto seja escrito por mais de duas ou mais pessoas, todas as pessoas da equipe declaram ser exclusivamente donas dos direitos autorais e responsáveis civilmente e criminalmente pelas palavras enviadas.

Estilo e Padronização
1 — Não exija que o leitor faça exercícios mentais para compreender seu texto. Adote como norma a ordem direta, por ser aquela que conduz mais facilmente o leitor à essência do que você quer dizer. Dispense os detalhes irrelevantes e vá diretamente ao que interessa, sem fazer rodeios. No entanto, não é necessário se prender à “ditadura do lead” diferentemente dos manuais de estilo de jornais. Ou seja, seu texto não precisa ser totalmente objetivo e conciso, mas é fundamental que ele seja de fácil compreensão.

2 — Construa períodos com no máximo três linhas. Os parágrafos, para facilitar a leitura, deverão ter, no máximo, oito linhas.

3 — Falando em facilitação de leitura, ao usar um verbo dicendi (como afirmar, falar, gritar, declarar, ordenar, perguntar, exclamar, pedir, concordar etc.) lembre que neste caso o verbo sempre vai depois do sujeito. Então o correto (e mais fácil da pessoa leitora entender) é “ela respondeu” e não “respondeu ela”.

4 — A simplicidade é condição essencial do texto. Lembre-se de que você escreve para todos os tipos de pessoas leitoras e todas elas, sem exceção, têm o direito de entender qualquer texto.

5 — Em qualquer ocasião, prefira a palavra mais simples a menos que seja algo muito específico da expressão/cenário. Só recorra aos termos técnicos, principalmente relacionados à mecânicas ou tipos de jogos, se forem indispensáveis. E nesse caso coloque o seu significado/explicação entre parênteses.

6 — Procure banir do texto os modismos e os lugares-comuns. Você sempre pode encontrar uma forma elegante e criativa de dizer a mesma coisa sem invocar fórmulas desgastadas.

7 — Não procuramos textos completamente imparciais. No entanto, é fundamental que sua visão de mundo não impeça a pessoa leitora de tirar suas próprias conclusões do texto. Ponha seu sal no texto, mas entre fazer um arroz sem sal e matar a pessoa leitora de infarto por ter disparado sua pressão, prefira a primeira opção.

8 — Toda sigla até três letras deve ser colocada em maiúscula. Assim D&D, OGL, CHA, ONU etc. devem estar sempre em maiúscula. Se for a primeira vez no texto após a sigla aparecer, devem aparecer entre parênteses seu nome por extenso com exceção de nomes amplamente conhecidos. Demais siglas devem seguir a seguinte regra: caso o nome seja pronunciável, use caixa alta para primeira letra e caixa baixa para as demais (exemplos: Masp, Gurps, Bash!, Larp etc.). Caso não seja pronunciável, ou seja, você fala cada letra de modo solitário, use todas as letras em maiúscula (Exemplos: PBTA, FFLCH, INSS).

9 — Use itálico no seu texto quando for citar títulos de livros, periódicos, sistemas ou franquias, filmes, obras de arte, programas de TV, peças de teatro, álbuns musicais etc. Use itálico também para marcar palavras que não fazem parte do dicionário da língua portuguesa. A exceção a esta regra é no uso de palavras já comuns e conhecidas, como jeans, shopping center, marketing, status etc.

10 — De zero a nove deve ser sempre escrito por extenso. Somente de 10 em diante que deve-se usar numerais.

11 — Diálogos devem usar o “modelo travessão” ( – ) e não aspas. Use aspas apenas quando declarações forem fundamentais para o seu texto ou quando precisa fazer uma citação dentro do texto – como ocorre na orientação três deste manual. Prefira sempre a citação indireta (Para João Semsobrenome, criador do sistema XPTO, a multiclasse é algo fundamental nos jogos modernos) em relação a citação direta (“A criação de personagens multiclasse se tornou fundamental nos jogos modernos”, disse João Semsobrenome, criador do sistema XPTO). Caso sua declaração termine junto com a frase, use o modelo “. (aspas e ponto) e não .” (ponto e aspas).

12 — Por uma questão de respeito às identidades de gênero, a CHA RPG utiliza pessoa leitora como sinônimo para quem está lendo a revista. Da mesma maneira, pessoa jogadora trata-se de qualquer pessoa que está realizando o ato de jogar e pessoa narradora o ato de narrar, mestrar ou cermimonear. As únicas exceções à regra são sistemas que possuem nomenclaturas próprias às funções propostas. Ex: em uma matéria sobre Castelo Falkenstein seria admitido o termo Pessoa Anfitriã como sinônimo de Pessoa Narradora, uma vez que é uma adaptação do termo pensado pelas pessoas criadoras do jogo.

13 — Sem aprofundar-se no assunto, recomenda-se o uso da palavra etnia em detrimento de raça quando for falar sobre seres humanos ou subdivisões dentro da mesma espécie. O termo “raça” deve ser usado apenas quando estiver falando sobre raças diferentes dentro do mesmo cenário. Ex: raça anã e suas etnias “da Montanha”, “Cinzentos”, “do Vale” ou raça élfica e suas etnias “do Mar”, “da Selva”, “da Floresta” etc.

14 — A CHA RPG é uma revista com uma visão progressista e de luta contra os conceitos da história única e suas facetas. Tenha isso em mente ao escrever e enviar seu texto. Não gaste o seu (e o nosso) tempo reforçando estereótipos ou narrativas que vêm sendo contadas e recontadas no Brasil há pelo menos 30 anos. Tente pensar como o seu texto pode trazer uma nova visão para um antigo estereótipo ou como ele pode elevar uma narrativa ou conhecimento há muito tempo esquecido, apagado ou desgastado.