Relatos do Grande Irmão (FECHADO)
George Orwell em seu livro 1984 fala sobre uma versão do Reino Unido em um mundo em eterna guerra com o estado com uma política de controle absoluto sobre todos os assuntos da vida de seus cidadãos. O “rosto” desse governo é o Grande Irmão (Big Brother, no original) que está sempre vigiando qualquer atividade que possa considerar revolucionária em uma realidade distópica.
Lembrando os 70 anos do falecimento do autor – e a entrada de 1984, Revolução dos Bichos, entre outros títulos em Domínio Público – a Editora CHA organiza a antologia “Relatos do Grande Irmão”. O livro busca contos de distopia entre 1000 e 1500 palavras que homenageiam ou não o autor britânico e suas visões de distopia do mundo da década de 1940.
Distopia, cacotopia ou antiutopia é qualquer representação ou descrição que representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma “utopia negativa”. O termo também se refere a um lugar, época ou estado imaginário em que se vive sob condições de extrema opressão, desespero ou privação. As distopias são geralmente caracterizadas por totalitarismo ou autoritarismo (controle opressivo de toda uma sociedade), por anarquia (desagregação social), ou por condições econômicas, populacionais ou ambientais degradadas ou levadas a um extremo ou outro. A tecnologia se insere nesse contexto como ferramenta de controle, por parte do estado ou de instituições ou corporações, ou ainda, como ferramenta de opressão, por ter escapado ao controle humano.(Da Wikipedia, adaptado).
ORGANIZADOR: Max M Fischer
DATA LIMITE PARA ENVIO DO CONTO: 15/03/2021
PREVISÃO DE LANÇAMENTO DO LIVRO: 2S de 2021